Diagnóstico da alfabetização de crianças e possibilidades pedagógicas
Palavras-chave:
Escrita, Letramento, Oralidade, Texto
Resumo
Diagnosticamos conhecimentos de textualidade e do sistema de escrita da língua portuguesa, apreendidos por estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, numa escola pública brasileira. Apresentamos alguns encaminhamentos didático-metodológicos a partir do uso de textos de tradição oral como possível recurso para se alfabetizar a partir de práticas de escrita características de contextos sociais que estão além dos limites físicos da escola. Textos dessa natureza são lúdicos e inserem-se naturalmente no universo infantil. A relação afetiva que as crianças estabelecem com esses textos pode servir como estímulo e ser determinante no uso desse recurso na alfabetização. O diagnóstico apontou para várias associações improdutivas realizadas pelos alunos entre a oralidade da língua materna e a escrita.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Rodrigues Silva, W., de Oliveira Freitas, M., & Monteiro Lima Santos, M. (2019). Diagnóstico da alfabetização de crianças e possibilidades pedagógicas. Revista Linguagem & Ensino, 20(2), 421-448. https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15249
Seção
Artigos
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