Pesquisa on-line nos anos iniciais
convite ao plágio?
Palavras-chave:
Plágio, Pesquisa escolar, Gêneros discursivos.
Resumo
Este trabalho se insere no contexto das discussões acerca do uso da internet no meio educacional. Traz como questão: o encaminhamento para a pesquisa na internet, nos anos iniciais do ensino fundamental, é um convite ao plágio? Haveria modos de se trabalhar, nos anos iniciais de escolarização, sem que o plágio se tornasse algo natural? O plágio tornou-se uma preocupação no meio acadêmico, principalmente com o acesso às tecnologias digitais e às facilidades apresentadas pelos aparatos tecnológicos. Nosso estudo possui um enfoque investigativo e incide sobre concepções de plágio de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e se desenvolve a partir de questionário acerca das orientações que os alunos recebem quando lhes é solicitada uma pesquisa on-line. Os dados indicam pouca orientação para a pesquisa e principalmente apontam a necessidade de mudança na apresentação do investigado pelo aluno. Como contribuição, apresentamos indicação metodológica para a pesquisa na internet, tendo como caminho o questionamento, a busca orientada, a reflexão e a exposição do investigado por meio de gêneros discursivos, como curtas, adivinhas, verbetes, glossário, frases, entrevistas, cartas ao leitor, dentre outros. Por meio dos gêneros, o aluno irá recriar o texto lido, ou promover recortes, retirando elementos essenciais da informação, sem desconsiderar as normas de citações de autores, como aspas e referências de fala de outrem.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
de Fátima Teixeira Barreto, M., Matida de Melo, K., & Pita Stival, B. (2019). Pesquisa on-line nos anos iniciais: convite ao plágio?. Revista Linguagem & Ensino, 19(2), 33-60. https://doi.org/10.15210/rle.v19i2.15256
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).