Os multiletramentos nas aulas de língua portuguesa no ensino médio
Resumo
Os professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio vêm inserindo as tecnologias de informação e comunicação em suas aulas, no entanto, os potenciais dessas tecnologias têm sido, muitas vezes, subutilizados. Essa constatação nos instigou a investigar como esses professores trabalham os multiletramentos, por meio dos gêneros discursivos em ambientes digitais, em suas aulas de leitura e como é tratada a multimodalidade constitutiva desses gêneros. Para a realização deste trabalho, fundamentamo-nos, principalmente, em Rojo (2012), Pasquotte-Vieira; Silva; Alencar (2012), Costa (2003, 2010) e Cope; Kalantzis (2000) e filmamos aulas em que professores utilizam as tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino de práticas de leitura para posterior análise. Os resultados comprovam que o professor participante, ao privilegiar o roteiro do livro didático, desconsidera a multimodalidade dos gêneros, legitimando apenas a modalidade escrita e desconsiderando os outros modos de construir sentido. Concluímos afirmando que a pedagogia dos multiletramentos pode oferecer contribuições para a problemática da leitura de gêneros oriundos da internet ou que circulam no ambiente digital.
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