Linguística gerativa e “ensino” de concordância na Educação Básica: contribuições às aulas de gramática

  • Elisabete Luciana Morais Ferreira
  • Helena da Silva Guerra Vicente

Resumo

Este trabalho objetiva discutir processos de concordância em português, com ênfase na concordância verbal, e fornecer uma proposta para seu “ensino” no contexto da Educação Básica, sob um enfoque gerativista. Outro objetivo deste texto é promover uma reflexão sobre o “ensino” de gramática e educação linguística, considerando-se a importância de se lidar com a noção chomskyana de “competência”, entendida, aqui, como o conhecimento linguístico prévio do aluno. As conclusões do trabalho apontam para a relevância da prática de eliciação no exercício pedagógico. Essa técnica configura uma ferramenta importante de que dispõe o professor da Educação Básica, na medida em que revela o papel significativo da intuição linguística dos alunos acerca desse fenômeno gramatical.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Luciana Morais Ferreira, E., & da Silva Guerra Vicente, H. (2019). Linguística gerativa e “ensino” de concordância na Educação Básica: contribuições às aulas de gramática. Revista Linguagem & Ensino, 18(2), 425-455. https://doi.org/10.15210/rle.v18i2.15289