As possíveis alfabetizações (entre universidade e escola) pela visão dos docentes
Palavras-chave:
Formação de professores, Dialogismo, Escrita docente, Letramento profissional
Resumo
Apresento em linhas gerais os resultados de uma pesquisa-formação que teve por objetivo a exploração de possibilidades e o enfrentamento de impossibilidades do diálogo Universidade-Escola. Tomo como fundamentação teórica a abordagem discursiva bakhtiniana, considerando que as interlocuções acontecidas no campo da pesquisa formação, destacadas como eventos de pesquisa, podem se tornar, numa dimensão discursiva macro, acontecimentos discursivos, intervenientes na formação discursiva em plena constituição. O investimento metodológico foi a experimentação de estratégias didáticas de formação continuada junto a professores alfabetizadores, num processo contínuo, de longo termo, em que prevaleceu o objetivo de fazer os professores escreverem sobre suas práticas, de modo a publicar seus textos em espaços destinados a pares professores. Aqui elenco os achados de pesquisa, os relatos, buscando enquadrá-los na dimensão histórica de uma formação discursiva que está se fortalecendo na trama de enunciações que se vêm produzindo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Thomé de Andrade, L. (2019). As possíveis alfabetizações (entre universidade e escola) pela visão dos docentes. Revista Linguagem & Ensino, 18(1), 15-31. https://doi.org/10.15210/rle.v18i1.15295
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).