Aula de língua e literacia académica
rupturas e interseções
Palavras-chave:
Literacia académica, Desenvolvimento das literacias, Aulas de língua
Resumo
Assumindo o contexto escolar como um contexto específico de uso da linguagem e as práticas de linguagem implicadas nos processos de construção e expressão de conhecimento que se desenvolvem nesse contexto como o domínio da literacia académica, procura-se, neste texto, analisar o modo como, em Portugal, esse domínio tem sido trabalhado no âmbito de dois espaços curriculares diferentes, o da disciplina de Língua Portuguesa/Português e o das outras disciplinas escolares/áreas de conteúdo. A análise desenvolvida aponta para uma posição de afastamento e divergência entre esses dois espaços e para um predomínio de usos da linguagem que favorecem a mera reprodução de conhecimento e não potenciam a sua elaboração e transformação por parte dos alunos. Na parte final do texto projeta-se o desenvolvimento das literacias numa perspetiva integrada e abrangente, ao longo de todo o percurso escolar do aluno, pela conjugação de diferentes planos.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
António Brandão Carvalho, J. (2019). Aula de língua e literacia académica: rupturas e interseções. Revista Linguagem & Ensino, 18(1), 79-97. https://doi.org/10.15210/rle.v18i1.15298
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).