Letramentos acadêmicos em um programa de iniciação à docência: modos de interação em práticas pedagógicas

  • Silvania Faccin Colaço Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
  • Adriana Fischer Fundação Universidade Regional de Blumenau

Resumo

O objetivo deste artigo é caracterizar os modos de interação de uma estudante em práticas de letramento pedagógico em um programa de iniciação à docência no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os dados procedem de diários reflexivos e de entrevistas concedidas pela estudante. A abordagem sociocultural dos letramentos e a perspectiva etnográfica são suportes teórico-metodológicos nesta pesquisa longitudinal (2010-2013). As análises de movimentos dialógicos da estudante, na interação com os outros e com conhecimentos científico-pedagógicos, dão indícios de um percurso significativo em que há reprodução de Discursos institucionalizados, bem como o uso mais crítico desses conhecimentos, especialmente quando o foco é o encaminhamento metodológico de ações docentes.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Faccin Colaço, S., & Fischer, A. (2019). Letramentos acadêmicos em um programa de iniciação à docência: modos de interação em práticas pedagógicas. Revista Linguagem & Ensino, 18(1), 99-123. https://doi.org/10.15210/rle.v18i1.15299