Processo de textualização verbo-visual

análise de princípios de diagramação e seus efeitos de sentido em práticas letradas acadêmicas

  • Fabiana Komesu Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Renira Rampazzo Gambarato National Research University, Higher School of Economics (Moscow)
  • Luciani Tenani
Palavras-chave: Letramento, Letramento digital, Multimodalidade, Escrita, Internet

Resumo

Este trabalho discute os chamados aspectos “ocultos” dos letramentos (STREET, 2009) como índices de presumidos sociais (VOLOSHINOV, BAKHTIN, 2013; CORRÊA, 2011), na tentativa de refletir, de uma perspectiva linguístico-discursiva, sobre a apropriação de princípios da diagramação, reconhecidos em estudos semióticos no tratamento investigativo do processo de textualização verbo-visual na contemporaneidade, nas chamadas práticas comunicativas multimodais. O conjunto do material é formado de 25 textos produzidos por universitários em contexto semipresencial, numa universidade pública do Estado de São Paulo, Brasil. A partir da análise desse material, tenciona-se contribuir com os estudos de letramento, em particular, no que se refere aos estudos de letramento acadêmico em contexto digital, considerando-se contato direto e/ou indireto, cada vez mais frequente e precoce, entre grupos sociais e tecnologias de informação e comunicação.

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Publicado
2019-03-12
Como Citar
Komesu, F., Rampazzo Gambarato, R., & Tenani, L. (2019). Processo de textualização verbo-visual: análise de princípios de diagramação e seus efeitos de sentido em práticas letradas acadêmicas. Revista Linguagem & Ensino, 18(1), 175-199. https://doi.org/10.15210/rle.v18i1.15302