Práticas de leitura no contexto acadêmico: a constituição histórica do sujeito-leitor e dos sentidos
Resumo
Este artigo aborda práticas de leitura no contexto acadêmico com foco na caracterização dos modos de ler na/em rede e seus efeitos na formação do sujeito-leitor universitário. De modo mais específico, busca compreender a constituição histórica dos sujeitos-leitores e dos sentidos a partir do “dito” (pelo estabilizado dos recursos eletrônicos) e do “compreendido” (pelas discursividades possíveis) nos percursos de leitura/escrita realizados por universitários. Com base nas perspectivas teóricas da Análise do Discurso de linha francesa e dos Estudos de Letramento, interpreta o material – produzido em um curso de extensão universitário sobre leitura e ciberespaço – com o intuito de contribuir para uma discussão sobre a inscrição do sujeito-leitor nas/em redes de leitura e nas redes de (in)formação contemporâneas, e, ainda, para a questão dos letramentos na formação do atual e futuro professor.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Correa Silveira Galli, F. (2019). Práticas de leitura no contexto acadêmico: a constituição histórica do sujeito-leitor e dos sentidos. Revista Linguagem & Ensino, 18(1), 201-218. https://doi.org/10.15210/rle.v18i1.15305
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).