Práticas de leitura no contexto acadêmico: a constituição histórica do sujeito-leitor e dos sentidos
Resumo
Este artigo aborda práticas de leitura no contexto acadêmico com foco na caracterização dos modos de ler na/em rede e seus efeitos na formação do sujeito-leitor universitário. De modo mais específico, busca compreender a constituição histórica dos sujeitos-leitores e dos sentidos a partir do “dito” (pelo estabilizado dos recursos eletrônicos) e do “compreendido” (pelas discursividades possíveis) nos percursos de leitura/escrita realizados por universitários. Com base nas perspectivas teóricas da Análise do Discurso de linha francesa e dos Estudos de Letramento, interpreta o material – produzido em um curso de extensão universitário sobre leitura e ciberespaço – com o intuito de contribuir para uma discussão sobre a inscrição do sujeito-leitor nas/em redes de leitura e nas redes de (in)formação contemporâneas, e, ainda, para a questão dos letramentos na formação do atual e futuro professor.
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