Popularização da ciência e gêneros discursivos
uma possibilidade de ensino em Língua Portuguesa
Palavras-chave:
Popularização da ciência, Gênero discursivo, Perspectiva
Resumo
Nas últimas décadas, embora se observe uma expansão do número de ações relacionadas à popularização da ciência no Brasil, ampla parcela da população ainda está sem acesso à educação científica (Moreira, 2006). Os avanços científicos são conhecidos em círculos restritos e estão distantes da vida diária dos indivíduos (Oliveira, 2005). Diante dessa realidade, tem-se por objetivo apresentar um programa para fomentar o letramento científico em uma escola técnica. Nesse trabalho, popularização da ciência é entendida como um processo de transposição das ideias contidas em textos científicos para os meios de comunicação populares (Muller, 2002), visando conectar a população não especialista com o discurso da ciência. A linguagem é trabalhada sob a ótica dos estudos de gêneros discursivos e o ensino sob a perspectiva de “A RODA”(Cope; Kalantzis, 1993). Entende-se que, mediante o ensino explícito da linguagem e de um ciclo de atividades didáticas, o aluno poderá desconstruir e produzir subsequentemente textos.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Maria Moreira, T. (2019). Popularização da ciência e gêneros discursivos: uma possibilidade de ensino em Língua Portuguesa. Revista Linguagem & Ensino, 13(2), 259-272. https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15367
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).