Popularização da ciência e gêneros discursivos: uma possibilidade de ensino em Língua Portuguesa

  • Tânia Maria Moreira Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Popularização da ciência, gênero discursivo, perspectiva “A RODA”

Resumo

Nas últimas décadas, embora se observe uma expansão do número de ações relacionadas à popularização da ciência no Brasil, ampla parcela da população ainda está sem acesso à educação científica (Moreira, 2006). Os avanços científicos são conhecidos em círculos restritos e estão distantes da vida diária dos indivíduos (Oliveira, 2005). Diante dessa realidade, tem-se por objetivo apresentar um programa para fomentar o letramento científico em uma escola técnica. Nesse trabalho, popularização da ciência é entendida como um processo de transposição das ideias contidas em textos científicos para os meios de comunicação populares (Muller, 2002), visando conectar a população não especialista com o discurso da ciência. A linguagem é trabalhada sob a ótica dos estudos de gêneros discursivos e o ensino sob a perspectiva de “A RODA”(Cope; Kalantzis, 1993). Entende-se que, mediante o ensino explícito da linguagem e de um ciclo de atividades didáticas, o aluno poderá desconstruir e produzir subsequentemente textos.

Biografia do Autor

Tânia Maria Moreira, Universidade Federal de Santa Maria
ffÉ mestre e doutoranda em Letras, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Participa do projeto "Análise Crítica de Gêneros com Foco em Artigos de Popularização da Ciência" (CNPq, processo nº. 301962/2007-3), coordenado pela Profa. Dr. Désirée Motta-Roth, com o intuito de investigar como é conceituada, constituída e divulgada a ciência na mídia jornalística na perspectiva da Análise Crítica de Gênero e propor subsídios pedagógicos para a elaboração de programa e respectivo material didático de leitura e escrita de textos de popularização da ciência em Língua Portuguesa. Atualmente é professora licenciada do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Linguística e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, escrita, leitura e metodologia do ensino da língua portuguesa.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Maria Moreira, T. (2019). Popularização da ciência e gêneros discursivos: uma possibilidade de ensino em Língua Portuguesa. Revista Linguagem & Ensino, 13(2), 259-272. https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15367