Exigência de gêneros textuais nas provas de redação da UFCG
Palavras-chave:
Redação, Gêneros textuais, Práticas letradas
Resumo
Tendo em vista que algumas instituições, a exemplo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vem requisitando, na prova de redação, a escrita de um gênero textual e não mais da dissertação, tradicionalmente solicitada na escola e na maioria dos vestibulares, este trabalho tem como principal objetivo descrever e analisar as provas de redação aplicadas nos vestibulares da UFCG em 2007. Os dados, analisados a partir dos estudos de letramento (Barton; Hamilton, 2000; Gee, 2000; Vóvio; Souza, 2005), indicaram que as práticas letradas escolares parecem não ser suficientes para que os candidatos demonstrem as práticas exigidas por tais provas, visto que outros letramentos, como o midiático, também são exigidos.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Maria da Silva, E., & Lino de Araújo, D. (2019). Exigência de gêneros textuais nas provas de redação da UFCG. Revista Linguagem & Ensino, 13(2), 273-293. https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15368
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).