A(s) identidade(s) do professor de língua portuguesa em conflito
entre o discurso de futuros professores e os documentos oficiais
Palavras-chave:
Identidade do futuro professor, Análise do discurso, Diretrizes curriculares do Paraná, Língua portuguesa
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar e discutir as representações em um grupo de futuros professores em termos de posições sobre ensino e aprendizagem da língua portuguesa em comparação com um documento oficial, neste caso, as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná. Com base nos conceitos da Análise do Discurso, propomos confrontar os depoimentos pessoais escritos com o documento a fim de identificar, a partir da materialidade linguística, como os elementos envolvidos na constituição de um imaginário da língua portuguesa e seu ensino estão em conexão com as bases do documento oficial. Com o foco nas imagens sobre a língua portuguesa e as práticas de ensino-aprendizagem, consideramos que o sujeito e os sentidos são social e historicamente constituídos em processos discursivos. Nos gestos de comparação entre as Diretrizes e o discurso dos futuros professores, assinalamos uma identidade do vazio que se constitui pela falta do conhecimento na língua materna e a projeção de uma almejada completude na língua a partir de muito esforço e dedicação.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
C. Ferreira Dias Di Raimo, L., & Paula Peron, A. (2019). A(s) identidade(s) do professor de língua portuguesa em conflito: entre o discurso de futuros professores e os documentos oficiais. Revista Linguagem & Ensino, 13(2), 319-345. https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15370
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).