O papel da estimulação precoce e da escolarização na constituição do sujeito-leitor cego:
um estudo de caso
Palavras-chave:
Estimulação precoce, Escolarização, Sujeito-leitor cego
Resumo
Objetivou-se nesse estudo averiguar as mediações entre um aluno cego e as práticas de leitura favorecidas pela família e pela escola/professor(a); verificar a influência de uma estimulação precoce adequada, favorecida pela família para o processo de aprendizagem da leitura em Braille; e averiguar o papel da escola/professor na constituição do sujeito-leitor cego. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais com um aluno cego, do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola regular do Recife; como também, com sua mãe e suas professoras. Analiticamente, utilizou-se a proposta de núcleos de significação, cujo processo de apreensão de sentidos e significados ocorreu por meio da sistematização de pré-indicadores, indicadores e núcleos de significação. Assim, foi possível verificar como a falta de uma estimulação tátil no âmbito familiar exerce influência negativa nos hábitos de leitura do participante, ao mesmo tempo em que destacou-se o importante papel da escola para promover a aprendizagem do Braille.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Lima Vilas Boas, L., & Patrícia Ataíde Ferreira, S. (2019). O papel da estimulação precoce e da escolarização na constituição do sujeito-leitor cego:: um estudo de caso. Revista Linguagem & Ensino, 13(2), 347-374. https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15371
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).