Aula
um acontecimento construído por múltiplas ações de linguagem
Palavras-chave:
Linguagem, Aula, Acontecimento
Resumo
Este trabalho tem como tema as interações em sala de aula. O estudo é feito com base em discursos produzidos por professores e alunos de dois níveis de escolarização: Fundamental e Universitário. O objetivo central é refletir sobre as múltiplas ações de linguagem a que professores e alunos recorrem na construção do processo de ensino-aprendizagem. Com base numa concepção dialógica de sujeito e de linguagem (Bakhtin, 1929, 1979), demonstro que, em qualquer nível de escolarização, a aula define-se muito mais pela pluralidade de posicionamentos do que pela unicidade. O modo como professores e alunos interpretam (o que inclui a aceitação ou a refutação) suas posições institucionais, os conteúdos de ensino, as ações linguageiras dos interlocutores faz com que a aula seja um espaço de emergência de gestos e ações próprias de cada sujeito. Pequenos acontecimentos a constituem e a transformam em um evento com garantias sobre como começar, mas não acerca de como terminar. Esse dinamismo faz da aula um sistema aberto e complexo.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Vieira Barbosa, M. (2019). Aula: um acontecimento construído por múltiplas ações de linguagem. Revista Linguagem & Ensino, 13(2), 375-396. https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15372
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).