Metodologia, abordagem e pedagogias de ensino de língua(s)
Palavras-chave:
Metodologia, Planejamento, Pedagogia de ensino de línguas, Abordagem, Paradigma
Resumo
Este artigo objetiva discutir os significados de conceitos recorrentes na subárea Ensino-Aprendizagem de LE/L2, na Linguística Aplicada, tais como metodologia, planejamento e pedagogia de ensino de línguas e suas relações com outros, como abordagem e paradigma. A discussão se insere na divisão que se faz neste campo de estudos entre as “eras” dos métodos, das abordagens e do pós-método e traz considerações, sobre o tema em questão, de renomados expoentes na área (Richards; Rodgers, 1982, 2001; Prabhu, 1987, 1990; Kumaravadivelu, 1994, 2001; Almeida Filho, 1997, 2005). A visão sobre as similaridades conceituais entre os termos paradigma (Kuhn, 1962) e abordagem (Anthony, 1963), desenvolvida em Borges (2009), acrescenta a esta discussão uma dimensão importante no que se refere à distinção entre os termos abordagem e metodologia.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Borges, E. F. do V. (2019). Metodologia, abordagem e pedagogias de ensino de língua(s). Revista Linguagem & Ensino, 13(2), 397-414. https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15373
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).