Metodologia, abordagem e pedagogias de ensino de língua(s)

  • Elaine Ferreira do Vale Borges Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Metodologia, Planejamento, Pedagogia de ensino de línguas, Abordagem, Paradigma

Resumo

Este artigo objetiva discutir os significados de conceitos recorrentes na subárea Ensino-Aprendizagem de LE/L2, na Linguística Aplicada, tais como metodologia, planejamento e pedagogia de ensino de línguas e suas relações com outros, como abordagem e paradigma. A discussão se insere na divisão que se faz neste campo de estudos entre as “eras” dos métodos, das abordagens e do pós-método e traz considerações, sobre o tema em questão, de renomados expoentes na área (Richards; Rodgers, 1982, 2001; Prabhu, 1987, 1990; Kumaravadivelu, 1994, 2001;  Almeida Filho, 1997, 2005).  A visão sobre as similaridades conceituais entre os termos paradigma (Kuhn, 1962) e abordagem (Anthony, 1963), desenvolvida em Borges (2009), acrescenta a esta discussão uma dimensão importante no que se refere à distinção entre os termos abordagem e metodologia.

Biografia do Autor

Elaine Ferreira do Vale Borges, Universidade Federal de Minas Gerais
É doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, possui mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Fez estágio doutoral na Universidade de Murcia, Espanha. Trabalhou como teacher assistant no The Joseph H. Lauder Institute of Management and International Studies da Universidade da Pennsylvania, EUA. Ministrou cursos de extensão no Instituto de Estudos da Linguagem (UNICAMP). Foi diretora cultural da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo. Atualmente, faz pesquisa na área de aquisição de segunda língua, com enfoque nas abordagens de ensino, na perspectiva da complexidade.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Borges, E. F. do V. (2019). Metodologia, abordagem e pedagogias de ensino de língua(s). Revista Linguagem & Ensino, 13(2), 397-414. https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15373