Variantes motivacionais de professores de língua inglesa em um curso de formação inicial
Palavras-chave:
Formação de professores, Inglês como língua estrangeira, Motivação
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir a relevância de variantes motivacionais de alunos ingressantes em um curso de formação inicial de professores de língua inglesa, que tem em sua proposta pedagógica o desenvolvimento da proficiência na língua-alvo e a construção de conhecimentos acerca dos processos de ensino e aprendizagem de língua estrangeira concomitantemente desde os estágios iniciais do curso. Além disso, busca-se compreender como essa estrutura curricular vem sendo desenvolvida, verificando como os alunos-professores reagem frente à nova proposta. Por meio dos resultados obtidos, foi possível destacar questões relevantes com relação à motivação, uma vez que desses graduandos muitos apresentaram considerável interesse pela atividade docente e aqueles que não possuíam tal perfil, demonstraram-se envolvidos com o aperfeiçoamento da língua inglesa, ou seja, pode-se indicar que tanto as necessidades quanto as expectativas de ambos os grupos estão sendo contempladas no curso, favorecendo a motivação para o ensino e aprendizagem de línguas.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Kaneko-Marques, S. M., & Kawachi, C. J. (2019). Variantes motivacionais de professores de língua inglesa em um curso de formação inicial. Revista Linguagem & Ensino, 13(2), 467-494. https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15376
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).