A leitura de dicionários em sala de aula: perspectiva discursiva

  • Maria Cláudia Teixeira UNICENTRO
  • Maria Cleci Venturini UNICENTRO
Palavras-chave: Análise de Discurso, dicionários, leitura, Ensino Fundamental

Resumo

No presente artigo, empreendemos a análise do manual do Pró-letramento: “Alfabetização e linguagem” e o nosso recorte é o imaginário do objeto discursivo dicionário, tomado como uma ferramenta de ensino, discursiva e historicamente constituída. A abordagem discursiva ancora-se nas reflexões em torno do sentido das palavras propostas pela Análise de Discurso, teoria segundo a qual o sentido depende de sujeitos, da inscrição deles em formações discursivas e das condições de produção, em sentido restrito e amplo em que as palavras funcionam/significam no discurso em circulação. Nosso objetivo, a partir desse corpus, é identificar como o dicionário é designado e como seu funcionamento é descrito nas atividades propostas. Instaurando um imaginário de dicionário, propomos, ainda, atividades, nas quais essa ferramenta funciona discursivamente.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Cláudia Teixeira, M., & Cleci Venturini, M. (2019). A leitura de dicionários em sala de aula: perspectiva discursiva. Revista Linguagem & Ensino, 15(2), 505-528. https://doi.org/10.15210/rle.v15i2.15430