Atuação docente em fóruns de discussão on-line de um curso semipresencial de extensão universitária

  • Kátia Cristina do Amaral Tavares Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Ana Carolina Simões Cardoso Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Nadja Naira Salgueiro Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Palavras-chave: Moderador on-line, Fóruns de discussão on-line, Professor online, Educação a distância, Formação do professor

Resumo

Esta pesquisa investiga os papéis desempenhados por professores na moderação de fóruns de discussão on-line em um curso semipresencial de extensão universitária e a percepção desses professores-moderadores sobre sua própria atuação. Para tal, coletamos e analisamos os registros das mensagens postadas nos fóruns pelos professores, assim como diários das três professoras-pesquisadoras, coautoras deste trabalho. Além disso, conduzimos uma entrevista com outra professora do curso. Os resultados trazem contribuições para uma melhor compreensão das áreas de atuação do docente on-line e implicações para a formação do professor-moderador on-line.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Cristina do Amaral Tavares, K., Carolina Simões Cardoso, A., & Naira Salgueiro Silva, N. (2019). Atuação docente em fóruns de discussão on-line de um curso semipresencial de extensão universitária. Revista Linguagem & Ensino, 16(1), 85-110. https://doi.org/10.15210/rle.v16i1.15443