Atuação docente em fóruns de discussão on-line de um curso semipresencial de extensão universitária

  • Kátia Cristina do Amaral Tavares UFRJ
  • Ana Carolina Simões Cardoso UFRJ
  • Nadja Naira Salgueiro Silva UFRJ
Palavras-chave: Moderador on-line, fóruns de discussão on-line, professor on-line, educação a distância, formação do professor

Resumo

Esta pesquisa investiga os papéis desempenhados por professores na moderação de fóruns de discussão on-line em um curso semipresencial de extensão universitária e a percepção desses professores-moderadores sobre sua própria atuação. Para tal, coletamos e analisamos os registros das mensagens postadas nos fóruns pelos professores, assim como diários das três professoras-pesquisadoras, coautoras deste trabalho. Além disso, conduzimos uma entrevista com outra professora do curso. Os resultados trazem contribuições para uma melhor compreensão das áreas de atuação do docente on-line e implicações para a formação do professor-moderador on-line.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Tavares, K. C. do A., Cardoso, A. C. S., & Silva, N. N. S. (2019). Atuação docente em fóruns de discussão on-line de um curso semipresencial de extensão universitária. Revista Linguagem & Ensino, 16(1), 85-110. https://doi.org/10.15210/rle.v16i1.15443