“A Deus sapinho”
quando a homonímia produz desordens e rasuras em um processo de escritura colaborativa
Palavras-chave:
Rasura, Homonímia, Desordem
Resumo
Este artigo tem por objetivo mostrar que a homonímia, fenômeno produtor de equívocos na língua, bascula o sistema e produz desordens que, se reconhecidas pelo escrevente-aprendiz, exigem um retorno sobre o que foi dito ou escrito, levando à produção de rasuras. Assim, os conceitos de acontecimento e desordem, propostos por Pétroff (2004) a partir da leitura dos manuscritos de Saussure, mostram-se teoricamente adequados para a análise de rasuras produzidas pela interferência da homonímia. Analisa-se um excerto de diálogo extraído de um processo de escritura colaborativa e inventiva ocorrida em sala de aula, da qual participam duas alunas do 2º ano de uma escola pública. Esta técnica de redação colaborativa favorece a verbalização de comentários, apreciações, justificativas e, sobretudo, reformulações orais referentes ao texto que está sendo escrito. Além disso, a filmagem e sua posterior transcrição permitem o acesso tanto ao registro escrito quanto ao oral e favorecem uma análise linguística mais precisa, em que o oral e o escrito encontram-se imbricados.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Felipeto, C. (2019). “A Deus sapinho”: quando a homonímia produz desordens e rasuras em um processo de escritura colaborativa. Revista Linguagem & Ensino, 16(2), 327-342. https://doi.org/10.15210/rle.v16i2.15450
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).