Parece que as coisas estão mudando: aos poucos a semântica começa a aparecer nos livros didáticos de língua portuguesa

  • Dieysa Kanyela Fossile Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Neste artigo pretendemos discutir e analisar como tópicos concernentes à semântica são apresentados nos livros didáticos do ensino básico. Trata-se de uma pesquisa em fase inicial, a qual vem sendo desenvolvida por meio do projeto intitulado: "A semântica nos livros didáticos da educação básica" (curso de Letras/UFT/campus de Araguaína). A princípio, oito manuais didáticos estão sendo analisados. A partir do estudo que está sendo desenvolvido, verificamos que o ensino da Língua Portuguesa se dá apartir da Fonética/Fonologia, seguindo para a Morfologia, avançando e estagnando na Sintaxe. Dessa maneira, os resultados parciais sugerem que em alguns manuais didáticos a semântica ainda é discutida de maneira um tanto limitada e vários assuntos são tratados de maneira simples, breve e superficial. Neste artigo, optamos por discutir e analisar, em especial, a coleção Português: Linguagens (volumes01, 02 e 03 do Ensino Médio) de Cereja e Magalhães (2005; 2010), que foi elaborada com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Esses manuais têm como diferencial possibilitar uma reflexão sobre assuntos destinados à semântica.

Biografia do Autor

Dieysa Kanyela Fossile, Universidade Federal do Tocantins
Graduada em Letras pela UniversidadeRegional de Joinville (UNIVILLE) - (2004). Cursou mestrado (2006-2008) edoutorado (2009-2011) em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), sob orientação do prof. Dr. Heronides Maurílio de Melo Moura. Durante omestrado e o doutorado seu objeto de pesquisa foi a metáfora. A sua dissertaçãode mestrado teve como título: “Metáforas com verbos de mudança de estado”. Já atese de doutorado recebeu o título: “O significado aspectual na interpretaçãode metáforas verbais”. Em ambos, defendeu que o uso metafórico é guiado porcertos padrões linguísticos, os quais envolvem relações paradigmáticas esintagmáticas. Nessas pesquisas descreveu, analisou e comparou exemplos reaisde metáforas verbais, retirados da web.Atualmente, é professora adjunta I vinculada ao curso de Letras da UniversidadeFederal do Tocantins (campus deAraguaína). No curso de Letras, ministra as disciplinas: semântica e sintaxe.Coordena o Grupo de Estudos Metafóricos (GEM/UFT), o projeto de pesquisa eextensão (a) “Metáforas: a leitura de textos metafóricos em séries do ensinofundamental”. Também coordena os projetos de pesquisa (b) “Regularidadeinterpretativa: o significado aspectual na interpretação das sentençasmetafóricas verbais do PB e do Inglês”; (c) "A semântica nos livrosdidáticos das séries do ensino fundamental e do ensino médio". Em 2012,atuou no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura da UFT.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Kanyela Fossile, D. (2019). Parece que as coisas estão mudando: aos poucos a semântica começa a aparecer nos livros didáticos de língua portuguesa. Revista Linguagem & Ensino, 16(2), 393-414. https://doi.org/10.15210/rle.v16i2.15453