Parece que as coisas estão mudando
aos poucos a semântica começa a aparecer nos livros didáticos de língua portuguesa
Palavras-chave:
Semântica, Livro didático, Ensino
Resumo
Neste artigo pretendemos discutir e analisar como tópicos concernentes à semântica são apresentados nos livros didáticos do ensino básico. Trata-se de uma pesquisa em fase inicial, a qual vem sendo desenvolvida por meio do projeto intitulado: "A semântica nos livros didáticos da educação básica" (curso de Letras/UFT/campus de Araguaína). A princípio, oito manuais didáticos estão sendo analisados. A partir do estudo que está sendo desenvolvido, verificamos que o ensino da Língua Portuguesa se dá apartir da Fonética/Fonologia, seguindo para a Morfologia, avançando e estagnando na Sintaxe. Dessa maneira, os resultados parciais sugerem que em alguns manuais didáticos a semântica ainda é discutida de maneira um tanto limitada e vários assuntos são tratados de maneira simples, breve e superficial. Neste artigo, optamos por discutir e analisar, em especial, a coleção Português: Linguagens (volumes01, 02 e 03 do Ensino Médio) de Cereja e Magalhães (2005; 2010), que foi elaborada com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Esses manuais têm como diferencial possibilitar uma reflexão sobre assuntos destinados à semântica.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Kanyela Fossile, D. (2019). Parece que as coisas estão mudando: aos poucos a semântica começa a aparecer nos livros didáticos de língua portuguesa. Revista Linguagem & Ensino, 16(2), 393-414. https://doi.org/10.15210/rle.v16i2.15453
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).