O ato de ensino: da transmissão de saberes à constituição de sujeitos e de sentidos na formação docente

  • Marluza Terezinha da Rosa Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Resumo

O objetivo deste estudo é o de investigar as representações acerca do professor e de seu lugar, como sujeito suposto saber, constitutivas do imaginário de pesquisadores em formação. Tal propósito se justifica pelo fato de a pesquisa universitária no Brasil estar, de um modo ou de outro, vinculada à preparação para a atuação docente. Tomamos como suporte teórico-conceitual os estudos discursivos, desenvolvidos em diálogo com o viés psicanalítico lacaniano. Com base na discussão proposta em torno dos recortes analisados, os quais foram extraídos de entrevistas semidiretivas, entendemos que a relação de saber na qual se investem professor e aluno interfere na constituição identitária destes, movendo-os e afetando-os, enquanto sujeitos de desejo.

Biografia do Autor

Marluza Terezinha da Rosa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Professora do Curso de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Graduada em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Letras (Estudos Linguísticos) pela mesma instituição e Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Terezinha da Rosa, M. (2019). O ato de ensino: da transmissão de saberes à constituição de sujeitos e de sentidos na formação docente. Revista Linguagem & Ensino, 16(2), 415-434. https://doi.org/10.15210/rle.v16i2.15454