O ato de ensino

da transmissão de saberes à constituição de sujeitos e de sentidos na formação docente

  • Marluza Terezinha da Rosa Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Palavras-chave: Ato de ensino, Identidade, Formação docente, Relações de saber

Resumo

O objetivo deste estudo é o de investigar as representações acerca do professor e de seu lugar, como sujeito suposto saber, constitutivas do imaginário de pesquisadores em formação. Tal propósito se justifica pelo fato de a pesquisa universitária no Brasil estar, de um modo ou de outro, vinculada à preparação para a atuação docente. Tomamos como suporte teórico-conceitual os estudos discursivos, desenvolvidos em diálogo com o viés psicanalítico lacaniano. Com base na discussão proposta em torno dos recortes analisados, os quais foram extraídos de entrevistas semidiretivas, entendemos que a relação de saber na qual se investem professor e aluno interfere na constituição identitária destes, movendo-os e afetando-os, enquanto sujeitos de desejo.

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Biografia do Autor

Marluza Terezinha da Rosa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Professora do Curso de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Graduada em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Letras (Estudos Linguísticos) pela mesma instituição e Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Terezinha da Rosa, M. (2019). O ato de ensino: da transmissão de saberes à constituição de sujeitos e de sentidos na formação docente. Revista Linguagem & Ensino, 16(2), 415-434. https://doi.org/10.15210/rle.v16i2.15454