O ato de ensino
da transmissão de saberes à constituição de sujeitos e de sentidos na formação docente
Palavras-chave:
Ato de ensino, Identidade, Formação docente, Relações de saber
Resumo
O objetivo deste estudo é o de investigar as representações acerca do professor e de seu lugar, como sujeito suposto saber, constitutivas do imaginário de pesquisadores em formação. Tal propósito se justifica pelo fato de a pesquisa universitária no Brasil estar, de um modo ou de outro, vinculada à preparação para a atuação docente. Tomamos como suporte teórico-conceitual os estudos discursivos, desenvolvidos em diálogo com o viés psicanalítico lacaniano. Com base na discussão proposta em torno dos recortes analisados, os quais foram extraídos de entrevistas semidiretivas, entendemos que a relação de saber na qual se investem professor e aluno interfere na constituição identitária destes, movendo-os e afetando-os, enquanto sujeitos de desejo.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Terezinha da Rosa, M. (2019). O ato de ensino: da transmissão de saberes à constituição de sujeitos e de sentidos na formação docente. Revista Linguagem & Ensino, 16(2), 415-434. https://doi.org/10.15210/rle.v16i2.15454
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).