As características cognitivas e comportamentais de crianças com baixa memória de trabalho
Palavras-chave:
Memória de trabalho, Habilidades cognitivas, Comportamento
Resumo
Este artigo tem por objetivo explorar os conceitos de memória de trabalho e atitudes comportamentais de crianças com deficiências ou baixos índices nessa memória. Foram selecionados estudos que pesquisam essas características em crianças em idade escolar. As habilidades cognitivas que nos interessam aqui são as seguintes: desempenho acadêmico em leitura e vocabulário. Em relação ao comportamento,interessa-nos o comportamento em sala de aula. As pesquisas, especialmente de Alloway(2009) e colaboradores, defendem que crianças com baixos índices de memória de trabalho travam verdadeiras batalhas para conseguir alcançar um desempenho acadêmico aceitável. Mesmo assim, seu desempenho é abaixo da média das criançascom índices normais de memória de trabalho e, infelizmente, a maioria dos professores não identificam essas dificuldades como relacionadas à capacidade de memória de trabalho. Normalmente, tais dificuldades são atribuídas a outros fatores, como falta de concentração e hiperatividade.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
José Mascarello, L. (2019). As características cognitivas e comportamentais de crianças com baixa memória de trabalho. Revista Linguagem & Ensino, 16(2), 463-480. https://doi.org/10.15210/rle.v16i2.15456
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).