“Como Obama pode pressionar para obter paz”
uma postura favorável e avaliação atitudinal positiva
Palavras-chave:
Itens lexicais, Artigo de opinião, Avaliatividade, Linguagem
Resumo
A linguagem é usada para cumprir alguma tarefa ao mesmo tempo em que é usada para constituir e expressar a subjetividade do escritor. Numa tentativa de identificar as posições valorativas e avaliações adotadas pelos escritores, em um artigo de opinião, com relação à interferência dos E.U.A. na guerra de Gaza, uma análise específica foi conduzida com base na Teoria da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) e na perspectiva de Coesão Textual(HALLIDAY; HASAN, 1976; 1985; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004). Os resultados mostraram que os escritores tomam uma posição favorável quanto à interferência estadunidense e, simultaneamente, aceitam posições alternativas. Além disso, os escritores criam um grupo de palavras do mesmo campo geral que coesamente conecta o texto, e estas recebem avaliações atitudinais positivas, principalmente em termos de comportamento.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Aparecida Florêncio, J., & Regina Scotta-Cabral, S. (2019). “Como Obama pode pressionar para obter paz”: uma postura favorável e avaliação atitudinal positiva. Revista Linguagem & Ensino, 16(2), 481-503. https://doi.org/10.15210/rle.v16i2.15457
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).