“Como Obama Pode Pressionar para Obter Paz”: uma Postura Favorável e Avaliação Atitudinal Positiva

  • Jane Aparecida Florêncio Universidade Federal de Santa Maria
  • Sara Regina Scotta-Cabral Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

A linguagem é usada para cumprir alguma tarefa ao mesmo tempo em que é usada para constituir e expressar a subjetividade do escritor. Numa tentativa de identificar as posições valorativas e avaliações adotadas pelos escritores, em um artigo de opinião, com relação à interferência dos E.U.A. na guerra de Gaza, uma análise específica foi conduzida com base na Teoria da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) e na perspectiva de Coesão Textual(HALLIDAY; HASAN, 1976; 1985; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004). Os resultados mostraram que os escritores tomam uma posição favorável quanto à interferência estadunidense e, simultaneamente, aceitam posições alternativas. Além disso, os escritores criam um grupo de palavras do mesmo campo geral que coesamente conecta o texto, e estas recebem avaliações atitudinais positivas, principalmente em termos de comportamento.

Biografia do Autor

Jane Aparecida Florêncio, Universidade Federal de Santa Maria
Possui Graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (2005) e Especialização na área de Letras pelo Centro Universitário Franciscano (2010). Atualmente, é aluna de Mestrado do  Curso de Pós-Graduação em Letras - Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É integrante do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (LABLER) e faz parte da Linha de Pesquisa PPGL/UFSM Linguagem no Contexto Social e do Grupo de Pesquisa Linguagem como Prática Social.  Tem experiência na área de Letras como professora, com ênfase no ensino da Língua Inglesa. Atualmente leciona inglês no Cultural Norte Amerciano (CNA).
Sara Regina Scotta-Cabral, Universidade Federal de Santa Maria
Possui Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria – RS e Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor (Adjunto Doutor II) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Atua no curso de Letras e em cursos da área de Comunicação, com ênfase em língua portuguesa e produção textual. Seus trabalhos abordam principalmente os seguintes temas: gênero textual, gramática sistêmico-funcional e Sistema de Avaliatividade.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Aparecida Florêncio, J., & Regina Scotta-Cabral, S. (2019). “Como Obama Pode Pressionar para Obter Paz”: uma Postura Favorável e Avaliação Atitudinal Positiva. Revista Linguagem & Ensino, 16(2), 481-503. https://doi.org/10.15210/rle.v16i2.15457