“¿Lo ajeno, más que lo próprio parece bueno?"

um estudo das atitudes dos professores de espanhol como LE no Rio de Janeiro

  • Maria del Carmen F. González Daher Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
  • Vera Lúcia de A. Sant'anna Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Palavras-chave: Ensino de espanhol, Atitude de professores, Atitude de alunos, Línguas estrangeiras, Cultura da língua estrangeira

Resumo

O trabalho analisa a questão da reprodução cultural socialmente construída por professores de língua estrangeira. Para o levantamento das atitudes dos professores de espanhol frente à língua que ensinam, as autoras utilizaram um questionário baseado em LOPES (1982), com professores brasileiros, de 3º grau, em três universidades públicas do Rio de Janeiro. A análise dos dados mostrou uma dificuldade de passar aos alunos uma visão realmente isenta e aberta ao outro. Constatou-se, ainda, que as manifestações da cultura espanhola aparecem num nível hierárquico superior às da América Hispânica.

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Publicado
2019-03-14
Como Citar
del Carmen F. González Daher, M., & Lúcia de A. Sant’anna, V. (2019). “¿Lo ajeno, más que lo próprio parece bueno?" : um estudo das atitudes dos professores de espanhol como LE no Rio de Janeiro. Revista Linguagem & Ensino, 1(1), 105-114. https://doi.org/10.15210/rle.v1i1.15476