“¿ Lo ajeno, más que lo próprio parece bueno?" Um estudo das atitudes dos professores de espanhol como LE no Rio de Janeiro

  • Maria del Carmen F. González Daher Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
  • Vera Lúcia de A. Sant'anna Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Palavras-chave: ensino de espanhol, atitude de professores, atitude de alunos, línguas estrangeiras, cultura da língua estrangeira

Resumo

O trabalho analisa a questão da reprodução cultural socialmente construída por professores de língua estrangeira. Para o levantamento das atitudes dos professores de espanhol frente à língua que ensinam, as autoras utilizaram um questionário baseado em LOPES (1982), com professores brasileiros, de 3º grau, em três universidades públicas do Rio de Janeiro. A análise dos dados mostrou uma dificuldade de passar aos alunos uma visão realmente isenta e aberta ao outro. Constatou-se, ainda, que as manifestações da cultura espanhola aparecem num nível hierárquico superior às da América Hispânica.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
del Carmen F. González Daher, M., & Lúcia de A. Sant’anna, V. (2019). “¿ Lo ajeno, más que lo próprio parece bueno?" Um estudo das atitudes dos professores de espanhol como LE no Rio de Janeiro. Revista Linguagem & Ensino, 1(1), 105-114. https://doi.org/10.15210/rle.v1i1.15476