As vozes e os efeitos de sentido da “prática” no discurso de professoras sobre sua formação
Palavras-chave:
discurso, formação de professores, prática pedagógica
Resumo
Desvendar a concepção de prática pedagógica e o conhecimento necessário à sua realização nas manifestações discursivas de professores constitui o objeto de investigação deste trabalho. Apoiamonos na teoria da enunciação, em sua vertente bakhtiniana, e na Escola Francesa de Análise do Discurso. Foram analisados relatos de experiências, do tipo memorial, produzidos por professoras licenciadas para o ensino de Primeiro Grau. A análise documental revela que a voz dominante nos discursos é aquela que atribui ao conhecimento da situação extra-escolar dos alunos uma importância relevante para uma prática pedagógica adequada. Evidencia-se também que a “voz” do conhecimento específico sobre as disciplinas que ministram é silenciada, ou pelo menos esquecida.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Bernadete Fernandes de Oliveira, M. (2019). As vozes e os efeitos de sentido da “prática” no discurso de professoras sobre sua formação. Revista Linguagem & Ensino, 1(2), 11-26. https://doi.org/10.15210/rle.v1i2.15480
Seção
Artigos
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