Role-play e ensino interativo de língua materna
Palavras-chave:
role-play, ensino interativo, língua portuguesa
Resumo
O presente artigo assinala problemas no ensino tradicional de língua materna, aponta como origem destes a falta de fundamentação teórica em teorias de aquisição da linguagem, propõe a adoção do paradigma interacionista para a superação das deficiências metodológicas apontadas e discute uma técnica de ensino do português em conformidade com os princípios interacionistas, o role-play. Esta técnica é conceituada em contraste com um procedimento similar, são justificadas suas premissas, comentadas as vantagens de sua implementação e apresentados pormenorizadamente seus parâmetros. Ilustra-se o procedimento com um estudo de caso, a saber, uma oficina ministrada a professores da rede pública.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Gustavo Richter, M. (2019). Role-play e ensino interativo de língua materna. Revista Linguagem & Ensino, 1(2), 89-113. https://doi.org/10.15210/rle.v1i2.15485
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).