O professor de línguas estrangeiras e o seu conhecimento pessoal da prática
princípios e metáforas
Palavras-chave:
Educação de professores, Conhecimento pessoal da prática, Teoria x prática, Ensino e aprendizagem de segunda língua/língua estrangeira
Resumo
Baseado em recentes teorias sobre o Conhecimento Pessoal Prático do Professor, este trabalho objetivou descrever as relações entre teoria e prática de sala de aula, percebidas por um grupo de professores de português como língua estrangeira que participaram de um seminário de 30 horas sobre metodologia de ensino e aquisição de língua estrangeira. A grande maioria desses professores não havia tido formação em Letras e o espanhol era a língua nativa da maioria. O seminário foi ministrado pelos dois pesquisadores a um grupo de professores de centros de línguas em um pais de fala espanhola pertencente ao Mercosul. Com uma abordagem etnográfica à pesquisa, os dados foram coletados no final do seminário, através de um questionário de avaliação. Esse instrumento de coleta continha perguntas em aberto a serem respondidas pelos professores. A análise hermenêutica das respostas revelou 5 categorias de princípios e um conjunto de expressões metafóricas pelas quais os professores relacionam os aspectos teóricos discutidos durante o seminário e suas ações da prática pedagógica no ensino de Português como Língua Estrangeira.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
A. Telles, J., & Myriam Rojas Osório, E. (2019). O professor de línguas estrangeiras e o seu conhecimento pessoal da prática: princípios e metáforas. Revista Linguagem & Ensino, 2(2), 29-60. https://doi.org/10.15210/rle.v2i2.15501
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).