O professor de línguas estrangeiras e o seu conhecimento pessoal da prática

princípios e metáforas

  • João A. Telles Universidade Estadual de São Paulo – Assis
  • Ester Myriam Rojas Osório Universidade Estadual de São Paulo – Assis
Palavras-chave: Educação de professores, Conhecimento pessoal da prática, Teoria x prática, Ensino e aprendizagem de segunda língua/língua estrangeira

Resumo

Baseado em recentes teorias sobre o Conhecimento Pessoal Prático do Professor, este trabalho objetivou descrever as relações entre teoria e prática de sala de aula, percebidas por um grupo de professores de português como língua estrangeira que participaram de um seminário de 30 horas sobre metodologia de ensino e aquisição de língua estrangeira. A grande maioria desses professores não havia tido formação em Letras e o espanhol era a língua nativa da maioria. O seminário foi ministrado pelos dois pesquisadores a um grupo de professores de centros de línguas em um pais de fala espanhola pertencente ao Mercosul. Com uma abordagem etnográfica à pesquisa, os dados foram coletados no final do seminário, através de um questionário de avaliação. Esse instrumento de coleta continha perguntas em aberto a serem respondidas pelos professores. A análise hermenêutica das respostas revelou 5 categorias de princípios e um conjunto de expressões metafóricas pelas quais os professores relacionam os aspectos teóricos discutidos durante o seminário e suas ações da prática pedagógica no ensino de Português como Língua Estrangeira.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
A. Telles, J., & Myriam Rojas Osório, E. (2019). O professor de línguas estrangeiras e o seu conhecimento pessoal da prática: princípios e metáforas. Revista Linguagem & Ensino, 2(2), 29-60. https://doi.org/10.15210/rle.v2i2.15501