EFL teachers´ instructional strategies a case study in Brazil

  • Ana Mommensohn Buzzo Universidade Estadual de Maringá
  • Ana Maria Martins A. Vasconcelos Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jussara Olivo Rosa Perin Universidade Estadual de Maringá
  • Telma Gimenez Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: crenças, pressupostos, conhecimento, tomada de decisão

Resumo

Tendo como base o referencial teórico de estratégias instrucionais (Woods, 1996), este trabalho analisou a relação entre as práticas e crenças de uma professora de inglês como língua estrangeira no Brasil e as decisões de planejamento de suas aulas. O estudo foi desenvolvido a partir de três características salientadas por Woods: a) a estrutura de ensino, b) os processos de planejamento e c) as crenças e conhecimento através dos quais essas ações acontecem. Com base em entrevistas com uma professora sobre uma atividade bem-sucedida e uma atividade mal-sucedida por ela vivenciadas, entrevistas com seus alunos e observação de suas aulas, foi possível observar os processos interpretativos e de tomada de decisão envolvidos na criação, estrutura e desenvolvimento dos eventos em sala de aula.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Buzzo, A. M., Vasconcelos, A. M. M. A., Perin, J. O. R., & Gimenez, T. (2019). EFL teachers´ instructional strategies a case study in Brazil. Revista Linguagem & Ensino, 5(1), 25-41. https://doi.org/10.15210/rle.v5i1.15549