A prática pedagógica e a metodologia adotada no ensino da gramática
atuação dos egressos do curso de Letras da Unijuí
Palavras-chave:
Crenças, Gramática, Formação de professores
Resumo
Uma comparação entre o discurso pedagógico e a prática de alguns professores de Língua Portuguesa, formados no Curso de Letras da UNIJUI, permite que se reflita sobre as crenças referentes ao ensino da gramática. Os dados resultam de uma entrevista semi-estruturada, observações e gravações de aulas. A análise focalizou o cotidiano de sala de aula, quanto aos procedimentos metodológicos utilizados pelo professor. Os resultados, ainda que preliminares, evidenciam uma divergência entre o discurso pedagógico e o cotidiano na sala de aula.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Rottava, L., & Freudenberger, F. (2019). A prática pedagógica e a metodologia adotada no ensino da gramática: atuação dos egressos do curso de Letras da Unijuí. Revista Linguagem & Ensino, 7(1), 101-121. https://doi.org/10.15210/rle.v7i1.15585
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).