Os diários dialogados eletrônicos no ensino de língua estrangeira
a prática da escrita conectada a um ensino comunicativo para promover interação real
Palavras-chave:
Processo de ensino-aprendizagem, Prática da modalidade escrita da língua, Língua estrangeira, Diários dialogados eletrônicos
Resumo
Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência do processo ensino/aprendizagem da modalidade de língua escrita para com alunos de Língua Inglesa como língua estrangeira (EFL). Esta experiência se traduz na troca de diários dialogados via correio eletrônico, sendo tais usados não somente como um canal de comunicação, mas enquanto um ambiente complementar para o desenvolvimento de instrução e linguagem. Os diários, utilizados enquanto instrumentos de pesquisa e ensino, se delinearam na tentativa de buscar o interesse, a motivação, produção e aprendizagem mais efetivas de língua escrita rompendo com as práticas tradicionais de ensino.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Nogueira de Moraes Garcia, D. (2019). Os diários dialogados eletrônicos no ensino de língua estrangeira: a prática da escrita conectada a um ensino comunicativo para promover interação real. Revista Linguagem & Ensino, 7(2), 17-36. https://doi.org/10.15210/rle.v7i2.15592
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).