A iconicidade, a leitura e o projeto do texto
Palavras-chave:
Iconicidade, Projeto do texto, Leitura e redação
Resumo
Este é um estudo semiótico-lingüístico das relações icônicas entre o tema e o projeto do texto, levando em conta, além das escolhas lexicais, a diagramação do material lingüístico na superfície textual. O trabalho oferece considerações acerca: a) dos espaços mentais ativados pelos esquemas de leitura necessários à interpretação das imagens mentais geradas durante a leitura; b) da plasticidade e sua relevância na formação das imagens e na tradução das experiências; c) das estratégias da produção do texto jornalístico com características literárias e d) da indispensável orientação do leitor para a descoberta do(s) plano(s) do(s) texto.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Simões, D., & Lucia R. Dutra, V. (2019). A iconicidade, a leitura e o projeto do texto. Revista Linguagem & Ensino, 7(2), 37-63. https://doi.org/10.15210/rle.v7i2.15593
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).