Cartas de pedido de conselho: da descrição de uma prática de linguagem a um objeto de ensino
Palavras-chave:
gênero textual, língua estrangeira e língua materna
Resumo
Nosso trabalho apóia-se nas concepções didáticas do interacionismo sócio-discursivo, defendendo a construção de modelos didáticos de gêneros para fornecer aos professores de LE e de LM subsídios para elaborarem e/ou adaptarem atividades didáticas demonstrando, assim, que eles possibilitam avaliar a pertinência dos conteúdos e as capacidades de linguagem que podem ser desenvolvidas pelos alunos. Para a construção do modelo didático de gênero são necessárias uma análise do contexto de ensino e das capacidades de linguagem dos alunos, uma revisão dos conhecimentos dos experts e uma análise de um corpus de textos daquele gênero. Este trabalho apresenta em seus resultados a descrição do modelo didático do gênero carta de pedido de conselho.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Cristóvão, V. L. L., Durão, A. B. de A. B., Nascimento, E. L., & Santos, S. A. M. dos. (2019). Cartas de pedido de conselho: da descrição de uma prática de linguagem a um objeto de ensino. Revista Linguagem & Ensino, 9(1), 41-76. https://doi.org/10.15210/rle.v9i1.15627
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).