Interação oral na sala de aula de língua estrangeira: implicações para a formação de professores
Palavras-chave:
Língua inglesa, Interação, Formação de professores
Resumo
Este artigo relata dois estudos sobre interação na sala de aula de inglês como língua estrangeira em uma universidade brasileira. Apresenta-se uma análise das falas do professor e dos alunos, e as visões dos alunos sobre as práticas comunicativas na aula de LE. Um dos pressupostos é que a sala de aula constitui um ambiente sociolingüístico no qual interlocutores utilizam as várias funções da linguagem para estabelecer um sistema de comunicação. Questionários e entrevistas foram utilizados para coleta de dados; aulas foram observadas e gravadas, e transcritas. Desenvolve-se uma reflexão sobre as características da sala de aula de LE que podem facilitar a aquisição de linguagem ou impor limitações ao comportamento verbal dos interlocutores, e se discute como esses fatores influenciam as interações professor-aluno e aluno-aluno. Sugerem-se relações entre as visões de professores e de alunos, seu engajamento no discurso de sala de aula e contribuições à formação de professores.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Altamiro Consolo, D. (2019). Interação oral na sala de aula de língua estrangeira: implicações para a formação de professores. Revista Linguagem & Ensino, 9(2), 33-55. https://doi.org/10.15210/rle.v9i2.15638
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).