Interação oral na sala de aula de língua estrangeira: implicações para a formação de professores

  • Douglas Altamiro Consolo Universidade Estadual Paulista - UNESP
Palavras-chave: língua inglesa, interação, formação de professores

Resumo

Este artigo relata dois estudos sobre interação na sala de aula de inglês como língua estrangeira em uma universidade brasileira. Apresenta-se uma análise das falas do professor e dos alunos, e as visões dos alunos sobre as práticas comunicativas na aula de LE. Um dos pressupostos é que a sala de aula constitui um ambiente sociolingüístico no qual interlocutores utilizam as várias funções da linguagem para estabelecer um sistema de comunicação. Questionários e entrevistas foram utilizados para coleta de dados; aulas foram observadas e gravadas, e transcritas. Desenvolve-se uma reflexão sobre as características da sala de aula de LE que podem facilitar a aquisição de linguagem ou impor limitações ao comportamento verbal dos interlocutores, e se discute como esses fatores influenciam as interações professor-aluno e aluno-aluno. Sugerem-se relações entre as visões de professores e de alunos, seu engajamento no discurso de sala de aula e contribuições à formação de professores.

Biografia do Autor

Douglas Altamiro Consolo, Universidade Estadual Paulista - UNESP
É bacharel em Lingüística e mestre em Lingüística Aplicada pela UNICAMP, doutor em Ensino e Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira pela Universidade de Reading, Inglaterra, e Livre Docente em Língua Inglesa pela UNESP. Realizou estágios de pósdoutorado na área de avaliação na UNICAMP e na Universidade de Melbourne, na Austrália. Coordena o grupo de pesquisa ENAPLE-CCC (Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira: crenças, construtos e competências, CNPq/UNESP), e atua como docente, orientador e pesquisador na UNESP, campus de São José do Rio Preto, junto aos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. Sua produção inclui apresentações de trabalhos em diversos eventos, livros, capítulos de livros e artigos em periódicos, no Brasil e no exterior.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Altamiro Consolo, D. (2019). Interação oral na sala de aula de língua estrangeira: implicações para a formação de professores. Revista Linguagem & Ensino, 9(2), 33-55. https://doi.org/10.15210/rle.v9i2.15638