Das dúvidas da interlocução
a quem se dirige um plano político pedagógico?
Palavras-chave:
Trabalho do professor, Gênero de discurso, Discurso relatado, Linguagem e trabalho
Resumo
Este estudo propõe-se analisar discursivamente um plano político pedagógico (PPP) do ensino fundamental de um município do Estado do Rio de Janeiro, a fim de identificar sentidos atribuídos a trabalho do professor. Essa análise filia-se a pesquisas que aproximam linguagem e mundo do trabalho, em particular as voltadas para escritos do trabalho. A partir de diferentes marcas de discurso relatado, foram selecionados fragmentos do PPP, a fim de identificar vozes trazidas a compor sentidos atribuídos a trabalho do professor, tais como trechos de leis, documentos de caráter normativo, citação de autores de textos teórico-acadêmicos, e fragmentos dos relatos de escolas municipais. Os resultados apontam que esse PPP participa de um movimento discursivo de construção da centralidade da escola e do correspondente apagamento do trabalho do professor. Tal constatação nos faz supor haver uma distância entre interlocutores presumidos, o que deve impedir o uso do material como documento de trabalho.Downloads
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Publicado
2019-03-15
Como Citar
Pimentel, C., & Lúcia de A. Sant’anna, V. (2019). Das dúvidas da interlocução: a quem se dirige um plano político pedagógico?. Revista Linguagem & Ensino, 9(2), 79-99. https://doi.org/10.15210/rle.v9i2.15640
Seção
Artigos
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