A produção de aspectos fonético-fonológicos da segunda língua
instrução explícita e conexionismo
Palavras-chave:
Cognição e aquisição de L2, Produção oral em L2, Aquisição fonético-fonológica em L2, Conexionismo
Resumo
A partir de uma concepção de cognição conexionista, este trabalho focaliza o papel da instrução explícita no sentido de minimizar as formas desviantes das tidas como alvo durante a produção fonético-fonológica em L2. Tais formas são decorrentes do entrincheiramento da experiência do falante com os inputs da L1 e da L2, experiência essa que origina generalizações do conhecimento da L1 para a L2, tanto no que diz respeito ao conhecimento fonético-fonológico de uma língua para outra, como no que concerne à transferência grafo-fônico-fonológica da língua materna para a língua estrangeira. Esses dois tipos de transferência serão discutidos a partir de dados empíricos encontrados por Alves (2004) e Zimmer (2004).
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Cristina Zimmer, M., & Kickhöfel Alves, U. (2019). A produção de aspectos fonético-fonológicos da segunda língua: instrução explícita e conexionismo. Revista Linguagem & Ensino, 9(2), 101-143. https://doi.org/10.15210/rle.v9i2.15641
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).