Narrativas, crenças e experiência de aprender inglês

  • Ana Maria Ferreira Barcelos Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: narrativas, crenças, experiências, aprendizagem de língua inglesa

Resumo

Este artigo traz os resultados de uma pesquisa realizada com alunos universitários de inglês que teve por objetivo investigar suas experiências e crenças a respeito dos lugares onde se aprende línguas no Brasil. Através da análise de narrativas de aprendizagem foi possível perceber que os alunos vêem a escola regular e o curso de idiomas como lugares dicotômicos. Naquela, acreditam que não aprendem inglês e não têm boas experiências promotoras de aprendizagem da língua. Neste, visto como um investimento em sua aprendizagem, suas experiências são caracterizadas como boas e como causa da aprendizagem de Inglês. Para alguns alunos, entretanto, as experiências adversas na escola os motivou a se tornarem mais responsáveis por sua aprendizagem. As implicações deste estudo apontam para a necessidade de discussões mais aprofundadas em lingüística aplicada a respeito das crenças vigentes sobre a escola regular e o curso de idiomas como lugares de aprendizagem de línguas no Brasil.

Biografia do Autor

Ana Maria Ferreira Barcelos, Universidade Federal de Viçosa
É professora adjunto de língua inglesa e prática de ensino na Universidade Federal de Viçosa. Ela é mestre em Lingüística Aplicada, pela UNICAMP e Ph.D. em ensino de inglês como segunda língua pela University of Alabama, Tuscaloosa, AL, USA. Organizou, juntamente com Paula Kalaja, o livro Beliefs about SLA: New research approaches, pela Editora Kluwer em 2003 e a obra Lingüística Aplicada e Contemporaneidade, em 2005, em parceria com Maximina Maria Freire e Maria Helena Vieira Abrahão, além da coletânea Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores, em 2006, com Maria Helena Vieira Abrahão. Seus interesses de pesquisa são crenças de professores e alunos a respeito do ensino e aprendizagem de línguas e formação de professores.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Barcelos, A. M. F. (2019). Narrativas, crenças e experiência de aprender inglês. Revista Linguagem & Ensino, 9(2), 145-175. https://doi.org/10.15210/rle.v9i2.15642