Pesquisando o uso de dicionários

  • Herbert Andreas Welker Universidade de Brasília
Palavras-chave: lexicografia, uso do dicionário, efeitos do uso de dicionários

Resumo

A nível internacional, já existe uma quantidade considerável de pesquisas sobre o uso de dicionários; porém, no Brasil o número ainda é bem reduzido. Quanto aos resultados, percebem-se algumas tendências, mas muitas questões permanecem em aberto. Neste artigo, faço uma distinção entre pesquisas sobre as idéias e atitudes dos usuários e pesquisas sobre o efeito do uso de dicionários. Chamo a atenção para o fato de que é necessário explicitar o que exatamente é pesquisado, diferenciandose entre tipos de usuários, tipos de dicionários e situações de uso. Depois de fazer um breve relato da pesquisa mais abrangente já realizada (descrita em Atkins e Varantola, 1998) e após algumas observações sobre os métodos empregados, mostro o que tem sido publicado nessa área no Brasil.

Biografia do Autor

Herbert Andreas Welker, Universidade de Brasília
Possui graduação em Letras Inglês (Universite de Paris VII, França, 1971), graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (1990) e doutorado em Linguística (Universität des Saarlandes, Alemanha, 2003). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Alemã, atuando principalmente nos seguintes temas: lexicografia, uso de dicionários e ensino de alemão para estrangeiros.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Welker, H. A. (2019). Pesquisando o uso de dicionários. Revista Linguagem & Ensino, 9(2), 223-243. https://doi.org/10.15210/rle.v9i2.15645