A predominância do conceito semântico nas definições de gênero de alunos do ensino fundamental

  • Fabiana Poças Biondo Universidade Estadual de Maringá
  • Edson Carlos Romualdo Universidade Estadual de Maringá
  • Geiva Carolina Calsa Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: educação, categoria de gênero, conceitos

Resumo

O gênero gramatical é uma categoria nominal extremamente particular e complexa, responsável pela divisão, na língua portuguesa, dos nomes em masculinos e femininos. Partindo de um estudo maior, que busca averiguar como se dá o ensino do gênero no ensino fundamental, o presente trabalho pretende verificar os conceitos de gênero que os alunos possuem. A amostra da pesquisa conta com um total de dezesseis alunos – quatro de cada série investigada (2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries) – oriundos de duas escolas públicas do município de Maringá/PR, aos quais foram aplicadas provas distintas e entrevistas individuais, a fim de analisar como o conceito de gênero gramatical vem sendo compreendido nessas séries. Os resultados obtidos revelam que em todas as séries há predominância, por parte dos alunos, do uso do conceito semântico em detrimento do gramatical. Este desempenho sugere a existência de confusão conceitual gênero/sexo neste grau de ensino.

Biografia do Autor

Fabiana Poças Biondo, Universidade Estadual de Maringá
É graduada e mestre em Letras (Lingüística) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora auxiliar do departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: categoria de gênero, ensino e lingüística imanente.
Edson Carlos Romualdo, Universidade Estadual de Maringá
Possui graduação, mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso jurídico, polifonia, intertextualidade, processo penal, processo crime.
Geiva Carolina Calsa, Universidade Estadual de Maringá
Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialização em Psicopedagogia pelo Centro de Estudos Psicopedagógicos de Curitiba e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensinoaprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia, resolução de problemas, construtivismo, aritmética, problemas multiplicativos e aprendizagem.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Biondo, F. P., Romualdo, E. C., & Calsa, G. C. (2019). A predominância do conceito semântico nas definições de gênero de alunos do ensino fundamental. Revista Linguagem & Ensino, 10(1), 141-162. https://doi.org/10.15210/rle.v10i1.15652