Oração adjetiva cortadora: análise de ocorrências e implicações para o ensino de português

  • Edvaldo Balduino Bispo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: cortadora, relativização, expressividade, funcionalismo

Resumo

Consiste este trabalho da investigação de uma forma particular de organização da oração relativa, mais especificamente a denominada relativa cortadora, aquela em que ocorre um “corte” do sintagma nominal relativizado e da preposição que precede o pronome relativo. Focalizo a recorrência a essa estratégia de relativização à luz da perspectiva funcionalista norte-americana, de modo a verificar em que medida a eliminação da preposição atende a um princípio de natureza pragmático-discursiva. Como resultado, constatei que aspectos de codificação e processamento estão envolvidos na freqüência de uso dessa construção. Apresento, ainda, possibilidades de aplicação das noções aqui discutidas nas aulas de língua portuguesa.

Biografia do Autor

Edvaldo Balduino Bispo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Concluiu o curso de Magistério em 1991, na cidade de Nova Cruz,RN. Iniciou sua carreira docente aos 17 anos, com uma turma de 4ª série do então 1º grau e uma turma de Educação de Jovens e Adultos, com a disciplina de Língua Portuguesa. Cursou Letras, entre 1995 e 1999, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Fez Mestrado em Letras pela mesma universidade, com concentração em Lingüística Aplicada, concluindo o curso em 2003; hoje é aluno do Doutorado em Letras, também pela UFRN. Foi Secretário Municipal de Educação e Cultura da cidade de Goianinha, RN, de 2004 a 2006, e hoje é professor do CEFET-RN, no município de Currais Novos.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Bispo, E. B. (2019). Oração adjetiva cortadora: análise de ocorrências e implicações para o ensino de português. Revista Linguagem & Ensino, 10(1), 163-186. https://doi.org/10.15210/rle.v10i1.15654