Vozes do discurso político: sujeitos, sons e sentidos

  • Carlos Piovezani Universidade Estadual Paulista - UNESP
Palavras-chave: voz, Análise do Discurso, “Lingüística da substância”, discurso político

Resumo

Considerando as relações entre o som e o sentido, sob uma perspectiva discursiva, neste artigo sustentamos a necessidade e a viabilidade de uma “lingüística da substância”, quando se trata de analisar a produção dos efeitos de sentido e a construção das identidades dos interlocutores em enunciações orais. Para tanto, pretendemos erigir algumas considerações sobre as transformações do discurso político contemporâneo e analisar um dos programas de José Serra, transmitido no Horário Eleitoral Gratuito das eleições presidenciais de 2002, focalizando, sobretudo, a utilização da substância fônica da expressão, ou seja, da voz na constituição de efeitos de verdade e na fabricação de um certo ethos do candidato.

Biografia do Autor

Carlos Piovezani, Universidade Estadual Paulista - UNESP
É graduado em Letras pela UFMS/Campus de Dourados e mestre e doutor em Lingüística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Entre os anos de 2004 e 2005, fez parte de seu doutorado na Université de Paris III – Sorbonne Nouvelle. Atualmente, é professor adjunto da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão/PR e pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do Discurso de Araraquara (UNESP), do Laboratório de Discurso Político (UFSCar) e do Grupo de Pesquisa em Análise do Discurso (UFU). É tradutor de obras sobre História da Lingüística, Análise da Conversação e Análise do Discurso. Além de vário artigos e capítulos de livros, publicados no Brasil e no exterior, co-organizou, em 2006, o livro Metamorfoses do discurso político: derivas da fala pública, de Jean-Jacques Courtine.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Piovezani, C. (2019). Vozes do discurso político: sujeitos, sons e sentidos. Revista Linguagem & Ensino, 11(1), 15-31. https://doi.org/10.15210/rle.v11i1.15671