Funções do mas em um texto oral-dialogado

  • Aparecida Feola Sella Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: Conversação, Preservação da face, Mas

Resumo

Este artigo retrata pesquisa sobre o estudo da conjunção ‘mas’, considerandose a proposta de Ducrot (1984) referente às orientações argumentativas operadas pelo mas. Empreende-se uma tentativa de conjugar a proposta desse autor às condições de produção de um texto oral-dialogado, nas quais os falantes empreendem esforços para garantirem a auto-imagem. Essa condição propicia usos dos ‘mas’ que extrapolam o universo da significação da frase, já que promove atos do tipo asserções, constatações, perguntas, dúvidas, os quais estão sob constante vigilância por parte dos interactantes. Sendo assim, tenta-se conciliar a possibilidade de se considerar tanto marcas inscritas na própria língua quanto traços de condução discursiva, no caso do texto oral-dialogado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aparecida Feola Sella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1987), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (1994) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (2000). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste. Tem experiênciana área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Desenvolve pesquisa considerando-se os temas textualidade, semântica, argumentação, ensino e gramática.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Sella, A. F. (2019). Funções do mas em um texto oral-dialogado. Revista Linguagem & Ensino, 11(2), 311-327. https://doi.org/10.15210/rle.v11i2.15685