O português falado por descendentes de holandeses em Carambeí (PR) e os róticos em coda
Palavras-chave:
Róticos, Estudo acústico, Fonética experimental, Bilinguismo português/holandês, Contato de línguas
Resumo
Este trabalho apresenta a caracterização acústica dos róticos em coda no português carambeiense falado pelas 2ª e 3ª gerações de descendentes de holandeses, comparando-os. Apesar do cunho fonético do trabalho, acredita-se que os dados obtidos poderão auxiliar uma futura pesquisa de cunho variacionista, já que estudos anteriores (Fraga, 2005; Fraga, 2006a) apontam haver uma mudança em curso no que diz respeito aos róticos em coda no português carambeiense. Considerando a situação de contato entre o holandês e o português e o bilingüismo dos descendentes de holandeses resultante desse contato, analisou-se também o /r/ em coda no holandês falado pelos mesmos informantes, apesar de a 3ª geração de descendentes ser pouco fluente na língua. Os dados em holandês foram comparados aos dados em português, no sentido de se verificarem possíveis semelhanças acústicas entre esses sons.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Fraga, L. (2019). O português falado por descendentes de holandeses em Carambeí (PR) e os róticos em coda. Revista Linguagem & Ensino, 11(2), 349-376. https://doi.org/10.15210/rle.v11i2.15687
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).