Dízimo

um beco sem saída

  • João Carlos Cattelan Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Luciane Thomé Schröder Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: Prática cultural, Prática discursiva, Dízimo

Resumo

Este estudo busca analisar alguns painéis expostos numa igreja, que abordam o tema do dízimo, e desvelar uma estratégia discursiva posta em prática: ela não permite que o fiel diga não à contribuição. Os painéis estavam pendurados nas paredes em diversos lugares. Embora se trate de painéis, como dito, a análise considera apenas a constituição lingüística dos mesmos, sem atentar para a sua imagética ou para a sua distribuição espacial. O suporte teórico de análise é crucialmente ducrotiano e se vale dos conceitos de topos argumentativo e formas tópicas. Vale-se, ainda, das noções de encadeamento, pressuposição e inferência, já que é pela sua aplicação que se encontram os implícitos do discurso, responsáveis pela coação mencionada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Cattelan, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Concluiu o doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em 2003. É professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Publicou 36 artigos e 26 trabalhos completos em anais de eventos. Possui 5 livros de que participou como organizador e 2 em que é autor único. Entre 2002 e 2004, coordenou 2 projetos de pesquisa. Atualmente, coordena 1 projeto de pesquisa. Atua na área de Letras, com ênfase em Análise do Discurso. Os termos mais freqüentes da sua produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Estudos Lingüísticos, Lingüística Textual, Análise do Discurso, Efeitos de Sentido, Estudos Culturais, Leitura, Língua Portuguesa e Estudos de Imagem.
Luciane Thomé Schröder, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Possui graduação em Letras (1999) e Mestrado em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006). Atualmente, é professora colaboradora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Publicou 8 artigos e 14 trabalhos completos em anais de eventos. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando nos seguintes temas: discurso, mídia, cultura e ensino da língua materna.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Cattelan, J. C., & Schröder, L. T. (2019). Dízimo: um beco sem saída. Revista Linguagem & Ensino, 11(2), 419-438. https://doi.org/10.15210/rle.v11i2.15691