Internet e ensino de línguas
uma proposta de atividade utilizando vídeo disponibilizado pelo YouTube®
Palavras-chave:
Ensino de línguas, Tecnologias da informação e comunicação, Proposta didática, YouTube®
Resumo
Este artigo é fruto do trabalho desenvolvido pelo projeto de extensão O Ensino de Línguas e a Ressignificação da Prática Docente, realizado por um grupo de professoras do Curso de Letras da UNIJUI, desde o ano de 2006. Trata-se de uma reflexão teórico-metodológica acerca do uso de novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) em sala de aula de línguas, uma vez que o acesso aos bens tecnológicos pode representar inclusão social e profissional. Tal reflexão desenvolve-se a partir de uma proposta didática elaborada para uma oficina com alunos de ensino médio utilizando um vídeo disponibilizado no site YouTube®. É importante que, enquanto professores de línguas e educadores, entendamos e exploremos junto a nossos alunos a forma como a tecnologia pode ser explorada também como elemento que facilita ou dificulta o acesso ao conhecimento e ao poder social. Acreditamos que o resultado será a aprendizagem significativa dos educandos e de todos os envolvidos no processo, pois quem ensina também aprende, desde que se predisponha a tal.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Carini, A., Macagnan, M. J. P., & Kurtz, F. D. (2019). Internet e ensino de línguas: uma proposta de atividade utilizando vídeo disponibilizado pelo YouTube®. Revista Linguagem & Ensino, 11(2), 469-485. https://doi.org/10.15210/rle.v11i2.15693
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).