Graus de explicitação
marcas da intervenção oral docente em reescrita de produção textual
Palavras-chave:
Cognição, Teoria da relevância, Reescrita
Resumo
Neste estudo de caso, com base na teoria da relevância de Sperber e Wilson (1995), analisam-se os efeitos da intervenção oral docente nos graus de explicitação da reescrita de uma produção textual por um aluno da 3ª série do ensino médio de Imbituba, Santa Catarina. A pesquisa foi organizada em três etapas: na primeira, o aluno produziu um texto, cujos graus de explicitação foram avaliados pelo docente; na segunda, houve uma intervenção oral; e, na terceira etapa, solicitou-se a reescrita desse texto. Os resultados corroboram: a) a hipótese de que a reescrita contém marcas da intervenção docente, dos ambientes cognitivos ativados nas fases anteriores e das informações inéditas advindas da elaboração do segundo texto; e b) a hipótese do aumento do grau de explicitação na reescrita. Neste artigo, aplicando-se a metodologia de Rauen (2005), esses resultados são apresentados na análise da primeira produção textual, da intervenção oral e da reescrita do aluno.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Rauen, F. J., & Souza, J. M. de. (2019). Graus de explicitação: marcas da intervenção oral docente em reescrita de produção textual. Revista Linguagem & Ensino, 12(1), 49-72. https://doi.org/10.15210/rle.v12i1.15699
Seção
Artigos
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