Graus de explicitação: marcas da intervenção oral docente em reescrita de produção textual

  • Fábio José Rauen Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Jamille Militão de Souza Universidade do Sul de Santa Catarina
Palavras-chave: cognição, teoria da relevância, reescrita.

Resumo

Neste estudo de caso, com base na teoria da relevância de Sperber e Wilson (1995), analisam-se os efeitos da intervenção oral docente nos graus de explicitação da reescrita de uma produção textual por um aluno da 3ª série do ensino médio de Imbituba, Santa Catarina. A pesquisa foi organizada em três etapas: na primeira, o aluno produziu um texto, cujos graus de explicitação foram avaliados pelo docente; na segunda, houve uma intervenção oral; e, na terceira etapa, solicitou-se a reescrita desse texto. Os resultados corroboram: a) a hipótese de que a reescrita contém marcas da intervenção docente, dos ambientes cognitivos ativados nas fases anteriores e das informações inéditas advindas da elaboração do segundo texto; e b) a hipótese do aumento do grau de explicitação na reescrita. Neste artigo, aplicando-se a metodologia de Rauen (2005), esses resultados são apresentados na análise da primeira produção textual, da intervenção oral e da reescrita do aluno.

Biografia do Autor

Fábio José Rauen, Universidade do Sul de Santa Catarina
É docente e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina. Possui doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Entre suas publicações, destacam-se: os livros Tópicos em Teoria da Relevância, organizado com Jorge Campos da Costa (Edipucrs, 2008), Roteiros de pesquisa (Nova Era, 2006), Roteiros de investigação científica (Ed. Unisul, 2002) e Elementos de iniciação à pesquisa (Nova Era, 1999); e o número especial sobre Teoria da Relevância de Linguagem em (Dis)curso, v.5, organizado com Jane Rita Caetano da Silveira (Ed. Unisul, 2005).
Jamille Militão de Souza, Universidade do Sul de Santa Catarina
É docente e técnica em educação da Secretaria Municipal de Educação de Laguna, SC. Possui Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina e é graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Atua também como coordenadora das turmas do Programa Brasil Alfabetizado/MEC e desenvolve projetos e palestras na rede municipal de ensino.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Rauen, F. J., & Souza, J. M. de. (2019). Graus de explicitação: marcas da intervenção oral docente em reescrita de produção textual. Revista Linguagem & Ensino, 12(1), 49-72. https://doi.org/10.15210/rle.v12i1.15699