Explorando a base de conhecimentos de professores colombianos de EFL por meio da reflexão docente

  • José Aldemar Álvarez Valencia Universidad de La Salle, Bogotá, Colombia
Palavras-chave: base de conhecimentos, reflexão, sala de aula de EFL, formação do professor, prática de ensino

Resumo

Este artigo apresenta um estudo qualitativo de base descritivo-interpretativa, realizado no mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês como Língua Estrangeira da Universidade Distrital de Bogotá. Descreve a maneira pela qual a base de conhecimento de cinco docentes foi construída, bem como os elementos que a articulam. Os dados foram coletados durante um período de sete meses por meio de diários e entrevistas. Os resultados demonstram que a base de conhecimento dos professores é resultante da experiência de vida e do processo educacional. Os componentes preferidos da base de conhecimentos foram o conteúdo, o conhecimento pedagógico geral e o que eles sabem sobre sua função, seus alunos e o contexto do ensino. O estudo indica que a base de conhecimento da formação do professor de línguas não deve se apoiar apenas no que ele aprende durante o treinamento profissional; ela deve ser entendida também no contexto das narrativas dos professores sobre o aprendizado linguístico e as experiências da prática instrucional, dentro de um contexto sociocultural específico.

Biografia do Autor

José Aldemar Álvarez Valencia, Universidad de La Salle, Bogotá, Colombia
É mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês como Língua Estrangeira e mestrando em Linguística Hispânica no Instituto Caro y Cuervo, na Colômbia. Leciona em regime integral na Escola de Línguas da Universidad de La Salle, em Bogotá. Foi pesquisador visitante na Universidade de Delaware, Estados Unidos. Profere palestras e tem artigos publicados sobre questões educacionais e linguísticas em vários fóruns e publicações acadêmicas. É membro ativo da Diretoria da Asociación Colombiana de Profesores de Inglés (ASOCOPI).
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Valencia, J. A. Álvarez. (2019). Explorando a base de conhecimentos de professores colombianos de EFL por meio da reflexão docente. Revista Linguagem & Ensino, 12(1), 73-108. https://doi.org/10.15210/rle.v12i1.15700