Explorando a base de conhecimentos de professores colombianos de EFL por meio da reflexão docente
Palavras-chave:
Base de conhecimento, Reflexão, Sala de aula de EFL, Formação do professor, Prática de ensino
Resumo
Este artigo apresenta um estudo qualitativo de base descritivo-interpretativa, realizado no mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês como Língua Estrangeira da Universidade Distrital de Bogotá. Descreve a maneira pela qual a base de conhecimento de cinco docentes foi construída, bem como os elementos que a articulam. Os dados foram coletados durante um período de sete meses por meio de diários e entrevistas. Os resultados demonstram que a base de conhecimento dos professores é resultante da experiência de vida e do processo educacional. Os componentes preferidos da base de conhecimentos foram o conteúdo, o conhecimento pedagógico geral e o que eles sabem sobre sua função, seus alunos e o contexto do ensino. O estudo indica que a base de conhecimento da formação do professor de línguas não deve se apoiar apenas no que ele aprende durante o treinamento profissional; ela deve ser entendida também no contexto das narrativas dos professores sobre o aprendizado linguístico e as experiências da prática instrucional, dentro de um contexto sociocultural específico.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Valencia, J. A. Álvarez. (2019). Explorando a base de conhecimentos de professores colombianos de EFL por meio da reflexão docente. Revista Linguagem & Ensino, 12(1), 73-108. https://doi.org/10.15210/rle.v12i1.15700
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).