Funções da alternância de línguas na sala de aula de inglês como segunda língua

  • Heloísa Augusta Brito de Mello Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: mudança de código, funções da mudança de código, alternância de línguas, escolarização bilíngüe

Resumo

Retomando o debate sobre o papel da primeira língua (L1) no processo de ensino e aprendizagem de uma segunda (L2), este estudo focaliza as funções da alternância de línguas em uma sala de aula de Inglês de uma escola de imersão localizada na região Centro-Oeste do Brasil. O grupo de alunos é composto, na sua maioria, por crianças entre 7 e 9 anos de idade, falantes do português como L1. Para examinar tais funções, adoto como metodologia de pesquisa os princípios da etnografia educacional e, como perspectivas teóricas, a sociolingüística interacional, a lingüística funcionalista e a teoria sociocultural. Os resultados mostram que a alternância de línguas proporciona melhor interação na sala de aula, visto que assume importantes funções comunicativas, regulatórias e instrucionais.

Biografia do Autor

Heloísa Augusta Brito de Mello, Universidade Federal de Goiás
Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Goiás (1982), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Goiás (1996), Estágio Sanduíche como parte do Doutorado em Lingüística pela University of New Mexico (2001) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras, e editora da área de Estudos Lingüísticos da Revista Signótica da FL/UFG. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: bilingüismo, ensino de inglês, aquisição de L2/LE, educação bilíngüe e discurso bilíngüe.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Mello, H. A. B. de. (2019). Funções da alternância de línguas na sala de aula de inglês como segunda língua. Revista Linguagem & Ensino, 12(1), 135-164. https://doi.org/10.15210/rle.v12i1.15703