Funções da alternância de línguas na sala de aula de inglês como segunda língua
Palavras-chave:
Mudança de código, Funções da mudança de código, Alternância de línguas, Escolarização bilíngue
Resumo
Retomando o debate sobre o papel da primeira língua (L1) no processo de ensino e aprendizagem de uma segunda (L2), este estudo focaliza as funções da alternância de línguas em uma sala de aula de Inglês de uma escola de imersão localizada na região Centro-Oeste do Brasil. O grupo de alunos é composto, na sua maioria, por crianças entre 7 e 9 anos de idade, falantes do português como L1. Para examinar tais funções, adoto como metodologia de pesquisa os princípios da etnografia educacional e, como perspectivas teóricas, a sociolingüística interacional, a lingüística funcionalista e a teoria sociocultural. Os resultados mostram que a alternância de línguas proporciona melhor interação na sala de aula, visto que assume importantes funções comunicativas, regulatórias e instrucionais.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Mello, H. A. B. de. (2019). Funções da alternância de línguas na sala de aula de inglês como segunda língua. Revista Linguagem & Ensino, 12(1), 135-164. https://doi.org/10.15210/rle.v12i1.15703
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).