Inglês como língua internacional na universidade
rejeição e objeto de desejo
Palavras-chave:
Globalização, Língua franca, Ensino de inglês, Imperialismo linguístico, Língua internacional
Resumo
O objetivo principal deste trabalho é analisar as crenças dos alunos de primeiro e último anos do curso de Letras em duas instituições de ensino superior – UNI 1 e a UNI 2 – acerca do ensino da língua inglesa como língua internacional. São discutidos alguns conceitos relacionados ao papel hegemônico da língua inglesa no mundo globalizado, tais como o imperialismo lingüístico (Phillipson, 1992), a perspectiva pós-modernista (Pennycook, 1994) e as idéias de Holborow (1999). Trazemos também as noções de países periféricos e países do centro (Kachru, 1985) e perspectivas educacionais que contemplam a expansão da língua inglesa no mundo (McKay, 2002; Canagarajah, 1999, 2005). Os resultados apontam para desejos conflitantes por parte dos alunos, que, ao mesmo tempo, anseiam por um ensino voltado para a internacionalidade, mas temem pela perda da identidade cultural.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Mott-Fernandez, C., & Fogaça, F. C. (2019). Inglês como língua internacional na universidade: rejeição e objeto de desejo. Revista Linguagem & Ensino, 12(1), 195-225. https://doi.org/10.15210/rle.v12i1.15707
Seção
Artigos
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