O que há em um nome? O estado-da-arte da autonomia na aprendizagem de línguas
Palavras-chave:
Autonomia, Auto-instrução, Aprendizagem de língua estrangeira
Resumo
O interesse em abordagens que envolvam a autonomia do aprendiz1 na aprendizagem de línguas continuará a crescer devido à necessidade de reconhecer-se, cada vez mais, a importância das vozes e das escolhas dos aprendizes no processo de aprendizagem. Neste artigo, apresentamos, inicialmente, as origens históricas da aprendizagem autônoma, o desenvolvimento do conceito de autonomia e as implicações deste na aprendizagem de línguas estrangeiras. Em seguida, desenhamos um “estado-da-arte” desse princípio pedagógico. O texto aborda, também, questões relativas ao treinamento de aprendizes, aos papéis do professor e ao perfil do aprendiz autônomo como uma contribuição aos interessados em conhecer mais esse assunto.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Filho, A. C. L. M. (2019). O que há em um nome? O estado-da-arte da autonomia na aprendizagem de línguas. Revista Linguagem & Ensino, 12(1), 253-283. https://doi.org/10.15210/rle.v12i1.15709
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).