Planos de aula de língua portuguesa em plataformas virtuais: das projeções metodológicas às suas inconsistências

Palavras-chave: Planos de aula, Metodologia, Planejamento, Acontecimento da aula, Discurso

Resumo

Neste artigo, analisamos e problematizamos dois planos de aula de Língua Portuguesa disponibilizados em plataformas virtuais voltadas para o professor. Com base na Análise de Discurso, formulada por Michel Pêcheux, apostamos na perspectiva de que o acesso a essas plataformas, dependendo do uso e das finalidades, pode produzir o efeito de apagamento do lugar de professor. Tais plataformas que disponibilizam materiais prontos, sejam planos de aula, sejam aulas prontas, constroem o perfil de “professor consumidor”: aquele que não realiza um trabalho crítico acerca deste material e que deles se vale indiscriminadamente. As análises mostram certos problemas na estruturação dos planos de aula disponibilizados, particularmente na parte metodológica das aulas.

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Publicado
2019-05-06
Como Citar
Lúcia Hernandes Agustini, C., de Deus Leite, J., & A. Gouveia, R. (2019). Planos de aula de língua portuguesa em plataformas virtuais: das projeções metodológicas às suas inconsistências. Revista Linguagem & Ensino, 22(1), 57-86. https://doi.org/10.15210/rle.v22i1.16129